Sobre o Núcleo

O que é o Núcleo Pró-Acesso e há quanto tempo existe?

O Núcleo Pró-Acesso, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) foi criado em 1999 e vem se dedicando a um trabalho de conscientização e planejamento de espaços voltados para as necessidades de pessoas com deficiência.

A implementação de um Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal, o Núcleo Pró-Acesso da UFRJ, foi coordenada pelas arquitetas e professoras Cristiane Rose Duarte e Regina Cohen. Estando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da FAU/UFRJ, o Núcleo vem buscando, através de suas ações, a integração sócio-espacial destas pessoas e a conscientização de alunos, pesquisadores e profissionais de projeto sobre a importância de um desenho universal que venha a eliminar todo tipo de barreira à acessibilidade.

O Núcleo tem tido como algumas de suas atuações a prestação de consultorias para adaptar os espaços de ensino e pesquisa das Universidades públicas e particulares aos preceitos da “acessibilidade para todos” e do “universal design”. Por outro lado, os profissionais do Núcleo têm trabalhado também em outros projetos visando a acessibilidade a escolas, museus e espaços urbanos.

Além disso, membros do Núcleo tem participado de comissões permanentes de Acessibilidade que tem sido criadas nas diferentes esferas de órgãos públicos.

A atuação do Núcleo Pró-acesso junto aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem sido importante na orientação de trabalhos finais de graduação em arquitetura, muitos dos quais têm versado sobre esta questão.

Como parte de suas atividades, o Núcleo também tem participado de Encontros, Seminários e Congressos Nacionais e Internacionais, o que tem motivado a busca para a prestação de consultoria a organismos internacionais e pessoas físicas no Brasil e no exterior.

Atualmente, tendo contado com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Núcleo Pró-Acesso tem procurado divulgar, através de publicações, os resultados preliminares da pesquisa para a elaboração do “Manual de Acessibilidade em Escolas” e do “Diagnóstico das Condições de Acessibilidade em Museus do IBRAM localizados no Estado do Rio de Janeiro”.

Nossos projetos têm demonstrado como a questão da acessibilidade de todos aos espaços de escolas e acadêmicos ainda não se constitui em uma premissa para a melhoria da qualidade de ensino nas universidades brasileiras. O mesmo ocorre com relação a museus, centros culturais e espaços de cidades.

OBJETIVOS

· Desenvolver estudos e pesquisas sobre a relação da pessoa com deficiência com a sociedade e a comunidade acadêmica.

· Sensibilizar o alunado (tanto de graduação como de pós-graduação) para as questões de acessibilidade e desenho universal.

· Produzir e reunir material didático e científico sobre o tema.

· Promover a realização de seminários, conferências e encontros que viabilizem a análise e discussão da acessibilidade e do desenho universal.

· Estabelecer intercâmbios com associações, grupos e entidades nacionais e estrangeiras, visando a definição de políticas públicas específicas.

· Divulgar resultados de estudos e pesquisas, desenvolvidas pelo Núcleo Pró-Acesso ou por outros centros de estudo da temática.

· Prestar assessoria à comunidade em assuntos relacionados à acessibilidade e ao desenho universal.